Revelando São Paulo Vale do Paraíba SJC 2013

XIII Revelando São Paulo, Vale do Paraíba, 2014

De 9 a 13 de julho acontece o XIII Revelando São Paulo Vale do Paraíba, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em São José dos Campos.

Durante cinco dias, a cidade – que é considerada a Capital do Vale do Paraíba – recebe artesãos, culinaristas e grupos de manifestações culturais tradicionais de 113 municípios de São Paulo.

Congadas, Moçambiques, Folias de Reis, Catiras, Jongos, São Gonçalos, Modas de Viola, Carros de Bois e Tropeiros chegam no Vale do Paraíba para a 13ª edição do maior Festival de Cultura Tradicional Paulista.

Revelando São Paulo Vale do Paraíba SJC 2013
Congos e Moçambiques, foto: Reinaldo Meneguim

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Abaçaí Cultura e Arte, o evento conta com espaços de culinária, artesanato, Rancho Tropeiro, além das tradicionais Cavalhadas.

O Arranchamento Tropeiro, espaço vivencial o cotidiano da vida tropeira tem participação das tropas de Piquete, Caçapava e São José do Campos.

Neste ano, acontecerá a tropeada – cavalgada relembrando o deslocamento dos tropeiros. A tropeada chegará junto com os carreiros de Caçapava.

As delícias da culinária caipira, piraquara, caiçara e tropeira estarão presentes representadas nos 80 espaços dedicados à alimentação. O público poderá provar a Galinhada de São Longuinho, os bolinhos caipiras, a comida tradicional tropeira e as comidas vindas do litoral norte de São Paulo.

Tropeiros, foto: Reinaldo Meneguim
Tropeiros, foto: Reinaldo Meneguim

O  Festival da Cultura Paulista Tradicional é gratuito e no Vale do Paraíba acontece ao longo dos cinco dias, sempre das 9h às 21h.

Toda programação vai ser transmitida ao vivo pela internet através da TV Revelando.