A colonização japonesa no Vale do Ribeira

IMG_5771 t2 (2)A 10ª edição do Relevando São Paulo Vale do Ribeira destaca em sua programação o Centenário da Colonização Japonesa na região a decoração e a festa “Tanabata Matsuri” – Festival de Estrelas. Pela primeira vez, o Festival de Cultura Tradicional Paulista no Vale do Ribeira recebe a colônia japonesa no Festival da Amizade.

A decoração da “Tanabata Matsuri”, que já pode ser vista na rua que dá acesso ao Centro de Eventos “Prefeito Casemiro Teixeira” com adornos representando as estrelas e também no interior do espaço, foi produzida por Eduardo Nakazawa, que também é responsável pela festa da colônia na cidade de São Paulo. “Esta é a primeira vez que montamos a “Tanabata Matsuri” em Iguape e no Revelando São Paulo. É muito importante para nós, descendentes de japoneses, mostra nossa cultura num evento como o Revelando São Paulo”, observa.

A vice-prefeita de Iguape, Lumi Ishida Cabral Muniz destaca a participação da colônia japonesa no evento, principalmente comemorando o centenário da colonização japonesa na região do Vale do Ribeira. “Iguape é o berço da colonização japonesa em São Paulo e tínhamos que preparar esta homenagem ao centenário”, afirma.

Tanaba Matsuri, o Festival das Estrelas, é uma das mais belas manifestações do folclore oriental. Realizada no Japão há mais de 1.300 anos, passou a ser comemorada em São Paulo desde 1979.

O Revelando São Paulo vai até o dia 2 de junho, apresentando as tradições de 90 municípios, em 47 espaços de artesanato e 51 de culinária com os pratos da cultura paulista. O evento é gratuito, das 9h às 21h, no Centro de Eventos “Prefeito Casemiro Teixeira”, em Iguape.